quinta-feira, outubro 29, 2009

Produção de Objetos Cenográficos na UNIVASF

Através da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Univasf, pude participar com um Mini-curso de produção de objetos cenográficos no qual ministrei durante quatro dias noções de História da cenografia, modelagem e pintura de objetos.
O mini-curso não era dirigido somente aos alunos de Artes, mas a todos que participavam da Universidade.


Antes de começarmos a "meter a mão na massa", no primeiro dia percorremos pela história da cenografia desde o uso de máscaras no teatro grego até a cenografia do começo do século XX marcado pelo cinema.









Máscaras de expressão usadas no período do Teatro Clássico



No segundo dia já estavámos a modelar os objetos que poderiam compor uma mesa cenográfica, no caso escolhemos verduras, frutas ou pães e tortas a variedade era bem ampla o problema é que tínhamos pouco tempo para executá-los (duas horas por dia), resolvemos ser objetivos. Escolhidos os modelos, cada aluno começaria a tentar visualizar seu objetivo em 3D.





















Primeira fase: Dando forma aos blocos, os alunos em pleno vapor.










































Segunda fase: cobrindo as imperfeições das superfícies antes do nivelamento com lixas.


















Pãozinho antes da "maquiagem"...




















...depois, temos um verdadeiro e outro falso que irá compor a mesa cenográfica.










Terceira fase: seleção das cores para a pintura dos objetos.
















O desafio na pintura estava na falta de experiência com as cores, sobretudo porque alguns dos alunos não haviam se envolvido com a pintura. Eles tinham que aproximar as cores dos seus objetos cenográficos próximos a cromacidade dos legumes ou frutos verdadeiros. O que valeu foram as tentativas que se tornaram ferramentas importantes na construção da aprendizagem.

















Na primeira tentativa ainda há marcas do pincel e a cor ainda não é a ideal...

















Na segunda tentativa já temos uma cor e um brilho mais aproximado da verdadeira berinjela.




























































































































































































Concluído o mini-curso eu e os alunos sorrimos satisfeitos com os resultados.





































































Um comentário:

  1. Olá Dan, muito obrigada por seu comentário no meu Blog. Sim, coragem, meu amigo. Meter os pés nos sapatos, com as mãos. É uma ato mecânico mas, a cor das meias pode variar. Viagem à parte, encontrei um grupo que desenha todo dia, por necessidade. Tenho tirado alegria e vontade de fazer as coisas de lá.

    Gostei muito de ver vc em ação. Certamente seus alunos devem amar suas aulas! Foi bastante esclarecedor pra mim, ver o processo fotografado.

    Um grande abraço pra vc e pra Flávia

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