terça-feira, novembro 13, 2012

O design de produtos por meio da reciclagem

    Todo o mundo comenta sobre ecologia, sustentabilidade e reciclagem.  A educação também está incluída nessa discussão, há muito tempo projetos de ong's e de escolas procuram incluir mais jovens no círculo desse processo de transformação até porque essas pessoas serão futuros consumidores. Não muito longe dessa realidade também estão outros jovens que estão "plugados" se preocupam com a configuração que o planeja e suas sociedades. Estes últimos ativistas em blogs e outros meios de comunicação global procuram debater sobre as perspectivas da humanidade para o planeta em que vivemos https://www.facebook.com/PartidoDaSustentabilidadeGlobal.PSG  é uma página alimentada por alunos de várias escolas de Petrolina que abordam políticamente o comportamento em sociedade.
     Após discutir com os alunos do Ensino Médio sobre o papel do design nos cartazes públicitários e na divulgação do produto de consumo, resolvemos partir para a pesquisa de materiais (embalagens plásticas, papéis, papelões, borracha, etc.) na criação de novos produtos que pudessem, por meio da transformação da forma, ser apresentados a sociedade como novos produtos de consumo e não lixo. O primeiro problema a ser enfrentado pelos alunos era o preconceito de estarem colhendo lixo que seria ultrapassado facilmente se outras pessoas tivessem a visão que uma embalagem descartada poderia ser re-utilizada! .


    Os alunos em grupo se interessaram pelo assunto, desenvolvendo por meio da busca de sites que falassem da criação de objetos recicláveis e nessa busca viam a possibilidade de construirem ao invés de jogar fora.



 

                           
A coméia com os copos de plástico foram elaborados por Rayanne, Laianne, Ana Gomes, Jilmar e Edmário para a luminária.   

 
 Os alunos Eryan, Emerson, Glenda, Gilberto e Pedro Rocha tiveram seu pufe de pneus como um dos objetos que se destacaram na proposta de trabalhar com o reaproveitamento de material 'descartável'.
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário